Conselho de Psicologia participa da 7ª Conferência Estadual de Saúde

Analisar os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) e propor diretrizes para formulação de políticas públicas. Esses foram os objetivos da 7ª Conferência Estadual de Saúde, ocorrida nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Com o tema: Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro, a conferência contou com a participação de mais de 600 delegados vindos dos 141 municípios, além de sindicalistas, classe estudantil e representantes de bairros.
Segundo a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18° Região de Mato Grosso, Maria Aparecida Fernandes, as conferências têm sido um espaço democrático de controle social onde o cidadão pode discutir as políticas públicas em especial na área de saúde, e também sugerir propostas a serem efetivadas. "É importante a participação do CRP18 nessas discussões, inclusive para incentivar a classe dos psicólogos, principalmente do interior, a participar desses eventos", explica.
Sobre a manifestação realizada por participantes contra as OSS, na abertura da conferência, ela afirmou ser contra a privatização do SUS. "Precisamos frear essa atual política de saúde e garantir nossas conquistas com a Constituição de 88. O direito ao sistema público de saúde deve ser de acesso universal do cidadão".
Assim como Maria Aparecida, a coordenadora da conferência, Leila Boabaid, também ressalta a importância deste momento de democracia. ″Toda a sociedade, através dos vários segmentos que a representa, discute e delibera propostas para a formulação das diretrizes de políticas estaduais de saúde, tudo em prol do bem social″, diz.
Para Alcindo Jose Rosa, representante do CRP18 no município de Rondonópolis, as reuniões são fundamentais, pois decisões mais importantes que influenciam na vida do cidadão estão sendo tomadas sem o consentimento e a participação popular. “Através das manifestações, como ocorre neste evento, assinalamos os caminhos que os trabalhadores e a população em geral desejam para a saúde do estado”.
A 7ª Conferência Estadual foi promovida pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. No próximo mês será realizada a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro de 2011, em Brasília (DF). 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação