Conselheira do CRP-18 participa de encontro nacional da ABEP

Conselheira do CRP-18 participa de encontro nacional da ABEP

Entre os dias 05 e 07 de setembro, Curitiba sediou o IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP). O tema desta edição foi "Desafios Contemporâneos para a Formação em Psicologia". O Conselho Regional de Psicologia (CRP-18) esteve representado no evento que debateu diversos aspectos do processo de ensino e formação na área.

Realizado no Instituto Federal do Paraná, o Encontro teve como eixos temáticos para serem discutidos: Currículo e Licenciatura; Ética, Pesquisa e Metodologias; Políticas Educacionais e Regulamentação; Relações Institucionais e América Latina; Serviço-Escola, Estágios e Políticas Públicas.

De acordo com a Conselheira do CRP-18 que participou do evento representando a entidade, Vânia Couto, o Encontro propiciou um contato próximo com profissionais e temáticas. Essa proximidade contribuiu para a reflexão a respeito dos novos caminhos que devem ser trilhados pelos profissionais.

"Foram apresentadas atividades científicas e culturais que contribuíram para o aprimoramento de todos nós profissionais que atuamos na área da formação em Psicologia no Brasil e na América Latina".

Dentre as palestras, mesas redondas e conferências apresentadas durante o evento, Vânia destaca a palestra de abertura, ministrada pelo professor da Universidad Nacional Autônoma de México (UNAM), Marco Eduardo Murueta. A conselheira acrescenta também uma mesa redonda com os conferencistas Manuel Calviño Varela, da Universidad de La Habana, de Cuba, Ana Mercês Bahia Bock, da PUC/SP e Ângela Fátima Soligo, da UNICAMP.

"Foram vários os desafios contemporâneos postos que teremos que enfrentar em relação à responsabilidade quanto à formação profissional", finaliza Vânia.

Sobre a ABEP

Criada em 1998, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) é uma entidade de âmbito nacional, que tem a sua natureza institucional voltada para o aprimoramento e desenvolvimento da formação em Psicologia no Brasil. A entidade é dividida em núcleos que têm a função de planejar e implementar em nível regional as atividades orientadas pela Diretoria Nacional. Atualmente, são 32 núcleos distribuídos em todo o país.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação