Conselheira de Mato Grosso participa do Fórum Mundial dos Direitos Humanos

Conselheira de Mato Grosso participa do Fórum Mundial dos Direitos Humanos

Dos dias 10 a 13 de dezembro, Brasília reuniu mais de 10 mil participantes de diversos países na 1ª edição do Fórum Mundial dos Direitos Humanos. O evento, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, discutiu temas ligados à promoção dos direitos humanos na sociedade. Entre os participantes do Fórum, a conselheira Eunice Teodoro dos Santos, “Nicinha”, esteve representando o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) e destaca a importância da entidade em continuar na luta em defesa dos direitos humanos. 
 
De acordo com Eunice, o evento foi extremamente rico ao proporcionar um debate amplo com vários segmentos sociais, incluindo autoridades e entidades da sociedade civil, Governos e instituições que atuam na área dos direitos humanos.
 
“Eram milhares de participantes e mesas de discussão. Eu priorizei àquelas relacionadas ao debate dos direitos humanos de pessoas com transtornos mentais e privados de liberdade, pois são as áreas em que atuo. Debati com outros profissionais o que pode e dever ser feito por nós, enquanto agentes sociais, para essas pessoas”, conta a conselheira.
 
Entre os momentos de destaque do Fórum, Eunice cita a presença da presidenta Dilma Rousseff, que entregou o 19º Prêmio Direitos Humanos. A abertura oficial do evento ainda contou com um minuto de silêncio em memória ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morto no dia 05 de dezembro.
“Fiquei muito feliz em poder representar o CRP 18-MT no Fórum. Espero aplicar algumas das discussões aqui em Cuiabá e no Mato Grosso, através do Conselho. Descobri que existem parcerias realizadas entre órgãos estaduais e federais que podem melhorar o trabalho junto aos direitos humanos. Acredito que o Conselho tem que continuar nessa luta em defesa daqueles que tiveram seus direitos violados”, finaliza Eunice.
 
Próximas edições – Durante o encerramento do Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília, no dia 13 de dezembro, as futuras edições do evento foram anunciadas. Em 2014, ele acontece no Marrocos e no ano seguinte, na Argentina.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação