Confira notícias do Boletim da ABEP
Simpósio da ABEP discute a formação em psicologia
A Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) realizou no dia 16 de março, na sede do CRP/06 - SP, o I Simpósio “Psicologia e Formação: Políticas Nacionais, Diretrizes Curriculares e Licenciatura”. O evento foi organizado a partir da necessidade de orientação, discussão e troca de experiências entre coordenadores de curso e professores acerca da implantação de projeto pedagógico que contemple a formação de professores de Psicologia (Licenciatura).
O Simpósio, com sua lotação esgotada, contou com a presença de psicólogos, coordenadores de cursos de Psicologia, coordenadores de núcleos regionais da ABEP, professores e estudantes de todas as regiões do país.
O evento foi transmitido online pelo site do CRP-SP, reunindo mais de 140 pontos de acesso em todo o Brasil e possibilitou aos participantes ampliar seus conhecimentos sobre a Licenciatura em Psicologia, tirar dúvidas sobre o tema e trocar experiências.
Estiveram presentes ao evento: Prof. Reginaldo Alberto Meloni, representante do corpo docente das instituições de educação superior na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES); Ana Maria de Góis Rodrigues, coordenadora do ENADE e representante do INEP; Humberto Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP); Fernanda Magano, secretária executiva do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB); Thiago Lira, representante do coletivo gestor da Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP); Carla Biancha Angelucci, presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP); Angela Fátima Soligo, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), além dos outros membros da diretoria da ABEP. O Simpósio representou uma oportunidade ímpar de reflexão e integração entre profissionais e estudantes interessados em discutir a formação profissional dos psicólogos brasileiros.
A ABEP sistematizará a “Carta de São Paulo” com os encaminhamentos do Simpósio, que será amplamente divulgada. Mais notícias e informações, incluindo o vídeo das mesas-redondas, no site: www.abepsi.org.br
Resposta do CNE
Veja a resposta do CNE à consulta da ABEP, confirmando a obrigatoriedade da oferta de Licenciatura por todos os cursos de Psicologia do país: http://www.abepsi.org.br/portal/?p=834
Professor César Ades
Nosso estimado professor e colega César Ades, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, morreu aos 69 anos na noite de 14 de março de 2012, em decorrência de traumatismos causados por atropelamento ocorrido em 8 de março em São Paulo. O pesquisador era mestre e doutor em Psicologia Experimental, sendo referência em estudos do comportamento animal (etologia).
O Professor César Ades sempre foi um grande parceiro da ABEP e era membro da comissão editorial da Revista Psicologia Ensino & Formação, sendo um de seus principais colaboradores e incentivadores. A ABEP considera essa uma perda irreparável para a Psicologia brasileira e em especial para nossa entidade. O engajamento, compromisso e entusiasmo de César Ades com a Psicologia permanecerão vivos em nosso meio.
ENADE 2012
Este ano, os cursos de graduação em Psicologia participarão do ciclo avaliativo do ENADE, que traz algumas mudanças em relação às avaliações anteriores, tais como: os ingressantes não farão mais a prova (apenas deverão ser inscritos no exame, para fins do cadastro no INEP); também houve mudança nos critérios estabelecidos para a classificação do aluno como concluinte. Todas essas mudanças estão estabelecidas na Portaria Normativa nº 6 do Conselho Nacional de Educação, de 14 de março de 2012, com as regras para o exame de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 15 de março de 2012. A prova será elaborada a partir de um banco de ítens, formulados por professores da área que se inscrevam em uma chamada pública, como ocorreu entre 2010 e 2011, nos ENADE de outros cursos.
A ABEP, por meio de sua diretoria, tem acompanhado as questões em torno das mudanças no exame, bem como as denúncias recentes, amplamente divulgadas na mídia, de possíveis fraudes em realizações anteriores do ENADE. Como instituição que visa à promoção e qualificação da formação em Psicologia e que é referência na interlocução entre as entidades da Psicologia, o Setor Público e a Sociedade, a ABEP defende a apuração cuidadosa dos fatos e a garantia de um processo de avaliação cuidadoso, isento e qualificado.
A ABEP enfatiza a importância da formação integral – profissional, pedagógica, ética e cidadã -, o desenvolvimento crítico e o compromisso com as transformações sociais, e uma avaliação processual, emancipatória e formativa dos processos pelos quais essa formação se dá. Nesse sentido, questiona o caminho que vem sendo tomado pelo SINAES, especialmente no recredenciamento de cursos, uma vez que ele parece se afastar dos objetivos iniciais, colocando um peso excessivo no resultado do ENADE para a composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC); além disso, questiona a forma como os resultados têm sido divulgados, uma vez que ela facilita o estabelecimento de rankings, maximizando a lógica de mercado.
Medicalização da Educação e da Sociedade
O Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade é composto por mais de 40 entidades e profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social. A ABEP compõe o Fórum, com a representação da Presidente profa. Dra. Ângela Soligo, como titular e da Diretora Secretária profa. Dra. Iraní Tomiatto de Oliveira, como suplente. Um dos objetivos do Fórum é discutir a necessidade de se inserir essa temática na formação em Psicologia, relacionado à importância de se ampliar esse debate nas academias, bem como na sociedade, por uma defesa de mudanças de valores, paradigmas e posturas que vêm sendo adotados, no que diz respeito à indústria da medicalização, valorizando uma concepção de saúde integral, que considere os contextos sociais, históricos, biológicos, psicológicos e o respeito às diferenças existenciais do ser humano. “Medicina não é mercado, saúde não é mercadoria”.
A reunião do dia 03 de março contou também com a presença da Diretora da ABEP, Alayde Digiovanni, quando foi discutida a necessidade das instituições que compõem o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira – FENPB - ampliarem sua participação, a fim de dar maior efetividade ao fórum; foram informados alguns resultados obtidos em levantamento feito nos últimos meses sobre o alto índice de compra e dispensação do cloridrato de metilfenidato pelos municípios paulistas e foram apresentados dados de seu consumo em municípios de SP, o que reafirma a necessidade de se continuar e ampliar o debate e o esclarecimento da população sobre a questão em pauta.
Mais informações no link do fórum: http://medicalizacao.com.br
Prêmio Silvia Lane
Com o objetivo de disseminar a produção do conhecimento e incentivar as pesquisas na área de psicologia no Brasil, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP promove a 6ª edição do Prêmio Silvia Lane.
O Prêmio Silvia Lane representa um ajusta homenagem à trajetória profissional desta professora, pesquisadora e autora que contribuiu significativamente para o avanço da Psicologia no Brasil lecionando durante muitos anos na PUC de São Paulo.
As inscrições serão abertas no dia 16 de abril/12, mais informações pelo site: http://www.abepsi.org.br/premiosilvialane/
Congresso Ulapsi
Acontecerá em Montevidéu, Uruguai, de 26 a 28 de abril de 2012, o IV Congresso Latino-Americano de Psicologia da ULAPSI: Construindo a Identidade Latino-Americana da Psicologia, com os objetivos de reunir experiência científica e profissional, ferramentas e teorias a fim de fortalecer a Psicologia Latino-Americana no contexto da democracia, ampliar a sua influência no mundo e afirmar a sua identidade no compromisso por uma sociedade mais justa, digna e igualitária.
A ABEP participará do Congresso levando propostas de diálogo sobre os novos desafios da formação, rumo à construção de uma psicologia latino-americana comprometida com a história, as culturas e as demandas psicossociais da contemporaneidade que afetam os povos latino-americanos.
Agenda de eventos
- II Encontro de Psicologia Escolar e Educacional de Aracaju, de 1 a 03 de junho de 2012, em Sergipe. O evento, promovido pelo Núcleo ABEP de Aracaju, tem o objetivo de discutir o papel da Psicologia e da Educação na promoção da saúde mental na escola e a inserção do psicólogo nas unidades escolares, a partir da Lei 6.204 de 19 de setembro de 2007. Informações: chicodeassis@ig.com.br
- V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho - V CBPOT, de 02 a 05 de maio de 2012, no Rio de Janeiro. Site: www.cbpot2012.com.br
- 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, “Compromisso Com a Construção do Bem Comum”, no Anhembi, São Paulo, de 20 a 22 de setembro de 2012. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Psicologia no Brasil e será promovido pelo Conselho Federal de Psicologia. Site: www.mostra.cfp.org.br
- I Congresso da Associação Latino-Americana pela Formação e Ensino em Psicologia – ALFEPSI, “Por uma Formação de Psicólogos e Psicólogas com Compromisso Social”, de 03 a 05 de Outubro de 2012, na Universidade Latina do Panamá. Envio de resumos de trabalhos até 31 de maio de 2012. Site: www.alfepsi.org
Fonte: Boletim da ABEP - Março/2012