Conferência Livre debate saúde integral e elege delegação da Psicologia e da Saúde para a 5ª CNPM

Conferência Livre debate saúde integral e elege delegação da Psicologia e da Saúde para a 5ª CNPM

CRPMT 18

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher do Conselho Nacional de Saúde (CISMU/CNS), promoveu no dia 12 de agosto a Conferência Livre: Saúde Integral de Todas as Mulheres, pelo Direito ao Bem-Viver. O evento reuniu profissionais da Psicologia, da saúde, estudantes e lideranças de diferentes segmentos para discutir políticas públicas voltadas às mulheres e garantir representação da categoria na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM).

A atividade registrou 451 inscrições e 234 credenciamentos, evidenciando a ampla participação da Psicologia no debate. Ao longo do encontro, foram discutidos os três eixos centrais: saúde mental, saúde sexual e reprodutiva e assédio no trabalho.

A presidenta do CFP, Alessandra Almeida, ressaltou a relevância da articulação entre o CFP e o CNS na construção e qualificação de políticas públicas para as mulheres. Em sua fala, destacou que “a saúde é um direito fundamental, é um direito ao bem-viver”, apontando para a urgência de ações que enfrentem desigualdades estruturais e múltiplas formas de violência que atravessam a vida das mulheres.

A condução da conferência esteve sob responsabilidade da conselheira federal Obadeyi Carolina Saraiva, representante do CFP no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Também marcaram presença Fernanda Magano (CNS), Mãe Jô (Mulheres de Axé do Brasil), Maria Angélica Costa (MDHC), Rosa Anacleto (UNEGRO/CNS) e Vanja Andrea dos Santos (UBM/CNS), além de palestrantes como Carolina Roseiro (CFP), Julieta Maria Palmeira (Secretaria de Saúde da Bahia) e Ana Cristhina Araújo (CISMU/CNS).

Ao término dos debates, foram eleitas três delegadas titulares e três suplentes para a 5ª CNPM. Além disso, foram elaboradas propostas e moções que serão encaminhadas ao espaço nacional, fortalecendo a participação da Psicologia nas deliberações de políticas públicas.

A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. O encontro é considerado um espaço estratégico de participação democrática, reunindo mulheres em sua diversidade para a formulação de diretrizes que promovam democracia, igualdade e efetivação de direitos.

A expectativa do Ministério das Mulheres é que, ao final da conferência, seja formulada a Plataforma das Mulheres, documento que sistematizará as prioridades apresentadas nos debates e que orientará a consolidação e a ampliação de políticas públicas no país.