Com o lema “Saúde de qualidade: SIM! Saúde privatizada: NÃO!”, o Comitê em Defesa da Saúde Pública de Mato Grosso realizará uma manifestação na tarde da próxima terça-feira (11). O “panelaço da saúde” pretende chamar a atenção do governo do Estado em relação às atitudes tomadas no setor. A concentração será na sede da Secretaria de Estado de Saúde, a partir das 13 horas. Depois, a manifestação segue para em frente do Palácio Paiaguás, sede do Executivo estadual.
A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, que integra o Comitê em Defesa da Saúde Pública, convida os psicólogos do Estado e a sociedade para participar da manifestação. A psicóloga explica que a iniciativa pretende chamar atenção do governo estadual para as assinaturas que solicitam a lei de iniciativa popular contra a terceirização da saúde. “O governo do Estado ainda não se manifestou com relação à lei. Pretendemos chamar a atenção do Executivo, pois queremos uma resposta à iniciativa”.
Os manifestantes também acusam o governo do Estado de desrespeitar as regras do Sistema Único de Saúde (SUS) e de promover o sucateamento proposital do sistema para justificar a terceirização do serviço, via administração da Organização Social de Saúde (OSS). Além disso, é uma forma de manifestar o repúdio às irregularidades na prestação de contas da Secretaria de Estadol de Saúde, entre outras irregularidades apontadas pelo Comitê.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação