Comissão de relações étnico-raciais inicia atividades e define calendário de 2019

Comissão de relações étnico-raciais inicia atividades e define calendário de 2019

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) busca realizar um trabalho inclusivo, onde as discussões contemplem todos os grupos que necessitam de suporte. Por essa razão, o tema das relações étnico-raciais na Psicologia ganhou uma comissão temática para trabalhar a pauta nas reuniões, ações, eventos, entre outros.

Em 2019 a comissão retomou suas atividades no dia 1º de fevereiro e definiu o calendário de reuniões para este ano. A próxima reunião está agendada para o dia 22 de março às 17h30, na sede do CRP 18-MT. O objetivo é manter um espaço de discussão e construção de ações com foco na atuação dos profissionais de Psicologia. O psicólogo Carleandro Roberto de Souza (Kil), coordenador da comissão, ressalta que esse é um momento importante para que as(os) psicólogas(os) participem das reuniões e das discussões porque fortalece o grupo e colabora com a disseminação do tema.

“Aproveitamos esse momento para convidar (as)os profissionais a estarem conosco nas reuniões para fortalecer as discussões. O documento lançado pelo CREPOP nos ajuda muito porque fornece referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o) nas relações étnicas-raciais”, informa.

De acordo com o coordenador, o I Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em Luta por Território, que aconteceu em São Paulo, também trouxe questões importantes para a abordagem e desenvolvimento do trabalho com esses povos.

“Durante o encontro foi passada a orientação de nos aproximarmos desses povos, conferirmos in loco as necessidades e demandas daquelas pessoas, porque não devemos chegar lá e impormos práticas do psicologismo sem conhecer realmente quais são as questões que precisam ser trabalhadas”, comenta.

Ainda neste ano de 2019 a Comissão de Relações Étnico-raciais na Psicologia pretende fazer visitas às instituições de ensino para acompanhar como se dá o processo de formação dos profissionais e como são trabalhados os temas com os alunos de Psicologia.

As próximas reuniões da comissão ocorrem nos dias: 26/04, 24/05, 28/06, 26/07, 23/08, 20/09, sempre às 17h30. Para saber mais informações sobre as reuniões da Comissão, acesse agenda do CRP no link: https://crpmt.org.br/agenda-de-cursos-e-eventos.