Comissão de Ética promove capacitação com a nova gestão sobre processos disciplinares

Comissão de Ética promove capacitação com a nova gestão sobre processos disciplinares

CRPMT 18

Tendo como objetivo capacitar a atual gestão do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) em relação aos ritos processuais dos processos éticos de psicólogas (os) envolvidos em denúncias, a Comissão de Ética (COE) do CRP18-MT realiza nesta sexta-feira (07) um treinamento com os conselheiros da entidade. A iniciativa visa fornecer informações e instrumentalizar os representantes durante os procedimentos de análise e julgamento de profissionais.

A integrante da Comissão de Ética (COE) e secretária do CRP18-MT, Olga Cabelho, explica que a ideia da capacitação surgiu devido à composição do atual plenário do Conselho. Formada em sua maioria por psicólogas (os) exercendo a primeira gestão à frente da entidade, estes precisam de orientações a respeito do assunto para o entendimento sobre os trâmites e procedimentos relacionados aos julgamentos.

“A COE instrui todo o processo, mas os votos são dos conselheiros.  É importante que eles saibam como funciona o julgamento, desde a chegada da representação até o julgamento. Há questões jurídicas que nem todos eles têm familiaridade e que influenciam o processo, além de normas, intervenções permitidas, ritos de análise de provas, entre outros termos”, pontua Olga.

Atualmente, cerca de 30 processos éticos disciplinares envolvendo denúncias contra psicólogas (os) estão em trâmite na COE do CRP18-MT. Conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o limite para julgamento é de cinco anos, entre o levantamento e análise de provas, relatos e testemunhas e a defesa do profissional.

“O julgamento adequado de uma denúncia representa a imagem do Conselho perante a sociedade que espera um posicionamento da entidade diante de alguma irregularidade. Para os demais profissionais, ele também é importante por reforçar os princípios éticos e morais do exercício da Psicologia”, acrescenta a Conselheira Olga.  

A capacitação acontece nesta sexta-feira (07), das 8h às 17h, na sede do Conselho, em Cuiabá, e será ministrada pela Conselheira Olga Cabelho, e as demais conselheiras e integrantes da COE, Kamila da Costa e Pamela da Rocha. A atividade contará ainda com uma simulação de julgamento para orientação dos conselheiros.