CFP Realiza Evento de Boas Práticas no Sistema Conselhos de Psicologia

CFP Realiza Evento de Boas Práticas no Sistema Conselhos de Psicologia

CRPMT 18

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) organizou na quinta-feira (18), em Brasília, o I Seminário de Boas Práticas. O evento reuniu representantes dos 24 Conselhos Regionais de Psicologia de todo o país para uma série de palestras, painéis de discussão e trocas de saberes focados em governança e procedimentos administrativos, tecnológicos e financeiros.

O seminário abordou os desafios e oportunidades para a estruturação organizacional e funcional do Sistema Conselhos de Psicologia, que é composto pelo CFP e pelos 24 Conselhos Regionais. A ênfase foi colocada no intercâmbio de práticas entre as autarquias como meio de aprimorar o sistema.

Pedro Paulo Bicalho, presidente do CFP, destacou a importância da gestão coletiva no Sistema Conselhos de Psicologia, afirmando que todas as unidades precisam trabalhar integralmente para aprimorar as entregas para a categoria e a sociedade. “Este encontro do Conselho Federal com os 24 Conselhos Regionais é uma tarefa coletiva para construir uma boa gestão em termos de práticas de governança, visando entregar o melhor atendimento à categoria e à sociedade”, afirmou Bicalho.

Boas Práticas

O conceito de boas práticas envolve a gestão das organizações com um constante monitoramento e avaliação das demandas, ampliando a entrega de bons resultados à categoria e à sociedade. O evento incluiu discussões sobre governança, elaboração orçamentária, transparência, sustentabilidade, burocracia, aprimoramento da gestão e planejamento estratégico.

Antonio Virgílio Bastos, conselheiro do CFP, ressaltou que o seminário se constituiu em uma modalidade de aprendizagem organizacional, permitindo que os regionais aprimorem seus processos de trabalho através do conhecimento e da experiência de outros Conselhos Regionais. “A ideia do seminário é compartilhar práticas que são exitosas entre os Conselhos Regionais e, com essa troca de experiências, assegurar que as autarquias consigam introduzir melhorias contínuas em seus processos de gestão e governança”, explicou Bastos.

Novas Iniciativas

Em 2023, o CFP incorporou a Auditoria Interna à sua estrutura organizacional para promover levantamentos e avaliações dos controles internos das atividades desenvolvidas no Sistema Conselhos de Psicologia. No mesmo ano, a APAF aprovou por unanimidade a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Auditoria Interna, composto por representações dos conselhos regionais de todas as regiões. O GT foi responsável por definir os temas abordados no Seminário de Boas Práticas.

Experiências dos Regionais

Durante o seminário, foram destacadas ações exitosas elencadas pelos 24 Conselhos Regionais, facilitando o intercâmbio de experiências entre os representantes. Esta troca de práticas bem-sucedidas visa assegurar a introdução de mudanças que melhorem continuamente os processos de gestão e governança no Sistema Conselhos de Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso foi representado pela gerente da autarquia Fabiana Tozi Vieira, que destacou a importância do evento o qual proporcionou um ambiente de inúmeras trocas entre os conselhos, além de oferecer estratégias de gerenciamento para contribuir com os desafios cotidianos, aprimorando as práticas de gestão a serem implantadas.