CFP lançou Prêmio Profissional sobre Avaliação Psicológica e Justiça Social: inscrições abertas até julho

CFP lançou Prêmio Profissional sobre Avaliação Psicológica e Justiça Social: inscrições abertas até julho

CRPMT 18

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) anunciou, o lançamento da primeira edição do Prêmio Profissional Avaliação Psicológica e Justiça Social. A iniciativa visa reconhecer e valorizar experiências e estudos que contribuam significativamente para o avanço da produção de conhecimento na interface entre a Avaliação Psicológica e a Justiça Social. As inscrições estão abertas até o dia 6 de julho de 2025, por meio do site oficial do CFP.

Voltado para psicólogas e psicólogos devidamente registrados e adimplentes em seus respectivos Conselhos Regionais, o prêmio contempla profissionais atuantes tanto na prática quanto na pesquisa e no desenvolvimento de instrumentos de avaliação. A proposta do CFP é destacar trabalhos que, ao integrar a avaliação psicológica com princípios éticos e críticos, promovam transformações concretas na vida de populações socialmente minorizadas — aquelas submetidas à exclusão e vulnerabilidade em dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais.

Categorias e critérios

Os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes categorias:

  • Prática: relatos de experiências profissionais, educacionais ou extensionistas voltadas à justiça social por meio da avaliação psicológica;
     

  • Pesquisa: estudos empíricos que investiguem construtos relacionados à justiça social no âmbito da avaliação psicológica;
     

  • Testes Psicológicos: estudos psicométricos voltados ao desenvolvimento ou adaptação de instrumentos de avaliação aplicados a contextos de exclusão ou desigualdade.
     

As inscrições são abertas tanto para trabalhos individuais quanto coletivos, abrangendo diferentes áreas de atuação da Psicologia, como a clínica, educação, organizações, políticas públicas e justiça.

Compromisso com a ética e os direitos humanos

A proposta do prêmio dialoga diretamente com os Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo, em especial o compromisso com a dignidade, a igualdade, a responsabilidade social e a promoção dos direitos humanos. Ao reconhecer práticas que enfrentam as desigualdades e propõem novas ferramentas e metodologias para lidar com as realidades diversas da população brasileira, o CFP reafirma a Psicologia como uma ciência e uma profissão comprometida com a transformação social e o bem-estar coletivo.

A comissão avaliadora será composta por profissionais indicados pelo Plenário do CFP, que levarão em conta, além da relevância e originalidade das propostas, o respeito às normas éticas da profissão e a contribuição dos trabalhos para o fortalecimento do campo da Avaliação Psicológica voltada à justiça social.

Serviço

Prêmio Profissional Avaliação Psicológica e Justiça Social
Inscrições: de 10 de março a 6 de julho de 2025
Acesse: https://www2.cfp.org.br/premio/avaliacaopsicologica/2025
Confira o edital: Diário Oficial da União

O CRP18-MT incentiva as(os) profissionais de Mato Grosso a participarem desta importante iniciativa que reafirma o compromisso da Psicologia com a ética, a equidade e a transformação social.