CFP convida profissionais da Psicologia para “Primavera da Saúde”

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) convida os profissionais para participar da manifestação “Primavera da Saúde”, que acontecerá no dia 27 de setembro, em Brasília (DF). A mobilização terá início às 10h, em frente ao Congresso Nacional, e seguirá até o Palácio do Planalto, que será simbolicamente abraçado. O objetivo é reivindicar e defender os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a política antimanicomial e os direitos dos usuários do Sistema de Saúde Mental.
O encontro faz parte de uma grande jornada de lutas e manifestações em defesa da saúde pública brasileira, para que ela se torne um direito efetivo de todo cidadão. Estão previstas várias atividades para a “Primavera da Saúde”, entre elas atos públicos nas Conferências Estaduais de Saúde (CES), para a sensibilização dos gestores estaduais. No dia 27 de setembro, os Conselhos estarão reunidos por uma sociedade sem manicômios; pelo respeito ao SUS; para que não se perca de vista a conquista de um modelo de saúde integralizado; pela não privatização da saúde, e pelo respeito ao cidadão e aos direitos dos usuários de Saúde Mental.
Segundo o presidente do CFP, Humberto Verona, é muito importante o ato público. “Desse modo, a Psicologia pode dar força à voz em defesa do SUS, que foi criado a partir de um processo democrático e participativo. Então, estes devem ser os preceitos que precisam ser observados na condução da saúde do nosso país, com destaque para a condução de políticas contra o álcool e outras drogas, e também saúde mental”, ressalta.
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação com informações do CFP