CFP 50 ANOS: UMA HISTÓRIA DE LEGADOS

CFP 50 ANOS: UMA HISTÓRIA DE LEGADOS

CRPMT 18

O dia 20 de dezembro de 1973 entrou para a história da Psicologia brasileira. Nessa data, foram realizadas a primeira eleição do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a definição da mesa diretora e a primeira reunião plenária da Autarquia.

Cinco décadas depois – e com atuais 450 mil profissionais inscritas(os) nos Conselhos de Psicologia de todo o país – o CFP realizou uma cerimônia para marcar o seu cinquentenário.

O evento reuniu em uma grande celebração conselheiras(os) da atual gestão, representantes de todos os 24 Conselhos Regionais, integrantes do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e das comissões do Conselho Federal nesses 50 anos.

Os representantes do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) foram a Diretoria: Conselheiro Presidente João Henrique Magri Arantes, Conselheira Vice-presidente Keli Virginia Ebert, Conselheira Tesoureira Camiele Benedita do Carmo e a Conselheira Secretaria Juliana Costa Serra

A solenidade também foi palco para homenagear psicólogas e psicólogos que fizeram parte da história e das gestões do CFP, responsáveis por importantes iniciativas que ajudaram a transformar não apenas a atuação profissional da categoria, mas a própria história da Psicologia como ciência e profissão praticada no país.

Preservação da memória

Em janeiro deste ano, como primeiro ato normativo da gestão 2023-2025 do Conselho Federal de Psicologia, foi publicada a Resolução CFP nº 01/2023, instituindo a política de preservação da memória da Psicologia brasileira. 

O projeto tem caráter permanente e prevê ações que buscam identificar, catalogar e preservar os arquivos existentes no campo da Psicologia, com o objetivo de fomentar a divulgação da história do Conselho Federal e da própria Psicologia.

Confira a Comemoração dos 50 anos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) : https://www.youtube.com/watch?v=m7G44OpAc0g