Audiência pública debaterá situação das comunidades terapêuticas

Na próxima quinta-feira (29), o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT) participa de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos, divulgado em dezembro de 2011, depois de vistoria feita pelo Conselho em alguns dos locais de internação de dependentes químicos do Estado.
O pedido da audiência, que começará às 14h30, no auditório Deputado Milton Figueiredo, foi feito pelo deputado Emanuel Pinheiro. Devem participar representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Fórum Intersetorial de Saúde Mental, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Serviço Social, Comunidades Terapêuticas e outros segmentos organizados da sociedade.
"Com a audiência será possível discutir o assunto e entender melhor o posicionamento do Conselho, das comunidades terapêuticas e da sociedade, a fim de garantir tratamento de eficaz e de qualidade aos dependentes químicos e familiares", declarou o deputado.
O Estado tem hoje mais de 50 comunidades terapêuticas, das quais cinco foram vistoriadas - duas em Cuiabá, duas em Várzea Grande e uma em Chapada dos Guimarães. A inspeção realizada pelo CRP 18/MT apontou que as unidades não preenchem todos os requisitos básicos para atender aos pacientes.
De acordo com a presidente do CRP 18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, faltam nas comunidades equipe técnica interdisciplinar no atendimento aos dependentes químicos e projetos terapêuticos que tenham acompanhamento de profissionais da saúde. Também foi constatada a ausência de maior fiscalização do repasse de verbas a essas instituições.
A presidente do CRP 18/MT ressaltou também a importância de haver debate sobre o tema. “Colocar o assunto em discussão em audiência pública é muito importante para todos os profissionais da saúde que tratam da questão do álcool e drogas no Estado de Mato Grosso”, afirmou.
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação