Assessora do CREPOP participa de mesa redonda sobre Psicologia e relações étnico-raciais

Assessora do CREPOP participa de mesa redonda sobre Psicologia e relações étnico-raciais

CRPMT 18

A assessora técnica e pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), Erika de Oliveira, foi uma das convidadas para participar de uma mesa redonda na Semana de Psicologia da Faculdade da Amazônia, em Vilhena (RO). O evento ocorreu no dia 26 de agosto.

Com a temática “Psicologia e as Relações Étnico-Raciais: a construção da identidade negra”, a mesa buscou abordar o assunto trazendo para o debate problemáticas como o preconceito e discriminação racial.

Em sua fala, Erika lembrou de pontos importantes para a atuação profissional, como o marco da resolução 18/2002, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que trata sobre preconceito e discriminação racial, como também a referência técnica de relações étnico-raciais lançada pelo CREPOP, em 2017.

Segundo Erika, essas duas referências marcam o compromisso social da Psicologia no combate ao racismo, sendo de suma importância que os profissionais e estudantes de psicologia discutam sobre o tema com o objetivo de criar instrumentos concretos de superação. Sendo fundamental, também, para que à Psicologia não fique alheia às diversas formas de violência simbólicas e do sofrimento que se constituem a partir da discriminação racial.