Adauto Botelho realiza oficina de socialização entre os internos, familiares e funcionários

Adauto Botelho realiza oficina de socialização entre os internos, familiares e funcionários

Esta sexta-feira (20) será de alegria e confraternização no Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho. A partir das 16h, os pacientes e seus familiares, bem como os funcionários do hospital vão poder participar da Oficina da Primavera. A atividade faz parte do Projeto Terapêutico Global da Unidade I - CIAPS Adauto Botelho e é organizada pelas equipes da assistência social como parte do calendário anual da instituição.

De acordo com a responsável técnica pela Unidade I do CIAPS Adauto Botelho, Veline Filomena Simione Silva, a oficina tem como objetivo criar um ambiente de socialização para os presentes, saindo um pouco da rotina normal do hospital. “É um momento de divertimento e descontração para todos. Este ano vai ter DJ tocando música retrô, tenda com globo e pista de dança, decoração festiva e uma mesa repleta de guloseimas”, conta.

Veline explica que, mesmo diante da difícil situação financeira do Hospital, a realização do evento é imprescindível, pois é esperada com expectativa pelos pacientes e funcionários. “Temos que nos virar com o que temos. Mas, podemos contar com parceiros que nos auxiliam com algumas coisas. O Conselho de Psicologia (CRP-18 MT), por exemplo, contribuiu com a tenda que servirá como espaço de dança”, destaca Veline.

Oficinas terapêuticas - Constituem-se como dispositivo clínico que tem como estratégia de intervenção terapêutica o uso de atividades artísticas, artesanais, culturais, de lazer, etc. São atividades que promovem o exercício da cidadania, a expressão de liberdade e convivência dos diferentes, através preferencialmente da inclusão pelas atividades coletivas. Compreende as atividades terapêuticas que visam a reabilitação e/ou socialização, ou seja, são atividades coletivas que buscam abrir novos espaços e métodos de tratamento que substituam a Clínica Tradicional e possibilitem a efetivação da Clínica Ampliada, através de jogos, oficinas externas, atividades lúdicas, artísticas, recreativas, entre outras.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação