Abertas inscrições para pós-graduação em acupuntura

 A Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) oferece curso de formação e pós-graduação lato sensu sobre acupuntura, em Cuiabá (MT). As inscrições estão abertas e os interessados devem enviar a ficha para o endereço eletrônico abacuiaba@terra.com.br.  As vagas são limitadas. A especialização é voltada aos profissionais graduados, ou em graduação, da área de saúde. O início das aulas está confirmado para o terceiro final de semana de março, dias 17 e 18. Com duração de 24 meses, o curso terá aulas presencias, a cada um final de semana por mês. A data limite para inscrição no curso será até o mês de maio se ainda houver vagas.
A acupuntura já foi reconhecida por diversos Conselhos representativos de profissões, entre eles, o Conselho de Psicologia, por meio da resolução nª 005 de 24 de maio de 2002.  Conhecida como “a verdadeira arte da curar”, a acupuntura é uma medicina tradicional chinesa que trabalha com a prática de inserir finas agulhas em pontos cutâneos específicos. A técnica atua no tratamento de diversas doenças e alergias. O tratamento medicinal tem origem na energia primordial ou do chinês Tao que significa caminho. Pois, para a acupuntura tudo é energia, movimento e mutação.
Para o coordenador regional da ABA no Centro-Oeste, Sergio Galdino, “os princípios que fundamentam a medicina tradicional chinesa (MTC) se apresentam dentro de uma estrutura lógica de pensamento, baseado em conhecimentos milenares.
O coordenador regional esclarece o método tradicional adotada no curso de especialização ofertado. “O curso que oferecemos é um dos poucos no Brasil que ensina a verdadeira acupuntura baseada na medicina tradicional  chinesa aquela que vem de 5 mil anos atrás”.
A técnica ensinada é de um tratamento individualizado, que cuida não apenas dos sintomas, mas sim das causas deste sintoma, tornando o tratamento eficaz. Um exemplo citado por Sergio Galdino foi a dor de cabeça. “Ela é um sintoma de algo que está errado no organismo. O tratamento da acupuntura tradicional irá tratar não apenas a dor, mas traçar um diagnóstico energético completo do paciente para atingir a causa daquela dor,” explicou.Sendo uma técnica ancestral que engloba compreensão de energias da criação do homem e do universo, o estudo da técnica é fundamental para preservação de suas origens.
No Brasil - O estudo e prática da acupuntura começaram a ser praticado no Brasil, em 1950, com o professor Frederich Spaeth, cofundador da Associação Brasileira de Acupuntura juntamente com doutor Evaldo Martins Leite e outros. Atualmente, a associação mantém cursos de formação e de lato sensu em acupuntura em todos os Estados brasileiros.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3023.5312, (65) 8111.0951 ou pelo endereço eletrônico www.abapuntura.com.br.  

Fonte: Pau e Prosa Comunicação