Aberta 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

Foi aberta, hoje (13) de manhã, a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento ocorre até amanhã (14), com o objetivo de avaliar e elaborar propostas voltadas às mulheres mato-grossenses. O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) é representado por Priscila Batistuta Nóbrega, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM-MT).
Realizado pelo governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e do CEDM, o encontro conta ainda com a participação da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Rosana Ramos; secretária da Mulher do Maranhão, Catharina Bacellar; a conselheira estadual Tânia Regina de Matos; a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Mato Grosso, Roseli Barbosa, além de 128 delegadas, escolhidas durante as 18 conferências municipais, e 142 representantes de movimentos sociais, sociedade civil organizada e órgãos públicos.
Com base no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, o evento é fundamental para a implementação da igualdade de gênero como política efetiva. “Esta etapa vai avaliar as propostas apresentadas nas conferências municipais para traçar o parâmetro das políticas públicas em Mato Grosso e avançar naquilo que as mulheres consideram essencial”, ressaltou Priscila Batistuta. Segundo ela, o CRP/18 MT está envolvido nessa discussão desde 2005, por compreender a importância do tema para a extinção de comportamentos destoantes da conquista da autonomia feminina.
Esse olhar ganha ainda mais força com o engajamento nacional, por meio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que, na gestão atual, lançou a campanha “Psicologia – Profissão de Muitas Mulheres”. “Felizmente, percebemos uma maior preocupação do Conselho com relação às políticas públicas das mulheres de forma mais efetiva”, acrescentou a representante do CRP/18 MT.
Etapa nacional - Amanhã (14), 55 participantes serão eleitas para representar Mato Grosso na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (III CNPM), que ocorre entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília (DF). Também ocorrerá a plenária final, com votação das emendas que serão levadas à apreciação do evento nacional. A conferência foi criada pelo governo federal em 2004, como um dos resultados da criação da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM).


Fonte: Pau e Prosa Comunicação