A Psicóloga Jane Teresinha Domingues Cotrin é empossada como Conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso - CEDCA para o biênio 2024/2025
A Psicóloga Jane Teresinha Domingues Cotrin é empossada como Conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso - CEDCA para o biênio 2024/2025
Em um importante passo para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Mato Grosso, a Psicóloga Jane Teresinha Domingues Cotrin foi empossada como a nova Conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A cerimônia de posse aconteceu no dia 4 de junho de 2024, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá.
Jane, que representa o CRP18-MT, traz consigo uma vasta experiência na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Sua atuação como conselheira será fundamental para fortalecer as políticas públicas voltadas para esse público.A nomeação de Cotrin representa um avanço significativo para o conselho e para a proteção dos direitos infantojuvenis no estado. Com uma trajetória dedicada à psicologia e ao bem-estar social, a nova conselheira traz consigo uma bagagem de conhecimento e experiência que será essencial na formulação e fiscalização de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
O CRP18-MT celebra essa importante conquista juntamente com a representante Jane Cotrin. A presença de uma psicóloga no Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente reflete a importância da psicologia na construção de políticas públicas eficazes e humanas, voltadas para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Desejamos à Jane Teresinha Domingues Cotrin uma gestão produtiva e repleta de realizações, certos de que sua atuação contribuirá significativamente para a melhoria das condições de vida e para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em Mato Grosso.
Segundo o presidente João Henrique Abrantes Magri Para o CRP de Mato Grosso, assim como para o Conselho Federal de Psicologia, é fundamental atuar em entidades de controle social, ocupando cadeiras em conselhos de direitos, sejam municipais ou estaduais, como o CEDCA. No controle social e nos conselhos de direitos, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso representa o setor não governamental, destacando a importância da participação ativa da sociedade civil na formulação e acompanhamento de políticas públicas. Essas políticas devem resultar na defesa e garantia de direitos e no melhor atendimento de segmentos da população que, historicamente, têm sido vulnerabilizados e sofrido violações de direitos.
A Psicologia tem muito a contribuir nesse campo, com suas construções teóricas e práticas profissionais voltadas para as pessoas e grupos em suas necessidades e diversidades, nos mais variados contextos de atuação, a partir de seu compromisso social de promover e cuidar da vida e da saúde mental. Nessa nova gestão, o CRP-MT ocupará uma vaga de titular, fruto do reconhecimento pelo trabalho realizado e pelas amplas contribuições dadas na gestão anterior.
Para nós, é uma grande oportunidade de continuar dialogando e contribuindo na tarefa histórica de consolidação de direitos de crianças e adolescentes no estado, assegurando seu devido atendimento pelo Sistema de Garantia de Direitos.