4º COREP aprova mais de 50 propostas e elege delegados para o Congresso Nacional de Psicologia
Mais de 50 propostas foram aprovadas durante a 4ª edição do Congresso Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), realizado de 08 a 10 de abril, em Cuiabá. O encontro reuniu profissionais e estudantes para debater pautas relacionadas ao exercício profissional, fiscalizações, condições salariais, atuação na pandemia, além de outras demandas a serem priorizadas pelo Sistema Conselhos no próximo triênio. O COREP é também uma importante agenda preparatória para a participação no Congresso Nacional de Psicologia, marcado para junho deste ano, em Brasília (DF).
Sob o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”, o 4º COREP reuniu participantes presencialmente com transmissão da abertura ao vivo pelas redes sociais do CRP18-MT. Presidente do Conselho, Gabriel Henrique de Figueiredo, iniciou sua fala destacando a importância do encontro regional como ferramenta democrática do Sistema Conselhos.
“O COREP é um momento ímpar dentro do sistema, em que nós construímos o futuro da Psicologia brasileira, pensando em ações, atividades e iniciativas que serão desenvolvidas pelas próximas gestões. Vale lembrar a importância da democracia para o desenvolvimento da sociedade. Estarmos aqui reunidos hoje é produto de um processo democrático vivido no Brasil”, frisou.
A importância da democracia foi reforçada pela representante do CFP no evento, psicóloga Marisa Helena Alves Batista. Segundo ela, acompanhando as edições anteriores do COREP é possível ver a evolução da Psicologia no país, além da importância da ciência na sociedade. “A Psicologia não é só uma profissão ou uma ciência. Ela faz incidência sobre a vivência do cotidiano da sociedade brasileira. A Psicologia se faz presente em políticas públicas, e uma presença atuante, construtiva, dialogante, em defesa dos direitos humanos e da democracia. Fazer isso tudo em uma sociedade como a que vivemos hoje é um ato de resistência”.
A programação do COREP foi iniciada na sexta-feira (08) com o credenciamento dos 24 delegados eleitos nos pré-congressos, sendo eles duas estudantes de Psicologia. Em seguida, o Regimento Interno do Congresso foi lido e aprovado. Por fim, os grupos de discussão foram divididos para as atividades. No sábado (09), os participantes deliberaram as propostas encaminhadas, sendo aprovadas 30 nacionais (10 por eixo) e 49 regionais, nos eixos: Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia, Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas e O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.
No âmbito nacional, entre as pautas aprovadas estão continuidade da defesa ao piso salarial de 30 horas semanais da categoria, o aprimoramento das discussões referentes à atuação da Psicologia no SUS e a gestão junto a órgãos públicos para que haja mais investimentos na política socioassistencial, considerando o significativo aumento na demanda em virtude da pandemia. Já em âmbito regional, foram aprovadas pautas como a realização das Assembleias Gerais do Conselho de forma híbrida, possibilitando a participação de profissionais do interior, bem como a transmissão online ao vivo de eventos presenciais, o mapeamento e intensificação da orientação de ações dos profissionais no enfrentamento a situações de emergências e desastres, a defesa da Reforma Psiquiátrica, do Tratamento em Liberdade e da Luta Antimanicomial, além da criação de uma Biblioteca Virtual dentro do site do CRP18-MT para a disponibilização de artigos, estudos e teses científicas da Psicologia no estado.
Encerrando as atividades, no domingo (10), foram eleitos os 14 delegados titulares, quatro delegados suplentes e duas estudantes para o Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que será realizado de 02 a 05 de junho, em Brasília (DF).
Clique AQUI e confira a relação das propostas regionais aprovadas no 4º COREP.
Clique AQUI e confira a relação das propostas nacionais aprovadas no 11º CNP.
Clique AQUI e confira as fotos do evento.