Curso de ANELE e NEUPSILIM

Curso de ANELE e NEUPSILIM

Cursos

Curso de capacitação dos Testes COLEÇÃO ANELE 1, 2, 3, 4, E 5. NEUPSILIM-INF E NEUPSILIM ADULTO


A avaliação neuropsicológica é um método diagnóstico criado especificamente para explorar o funcionamento cognitivo das pessoas. Ela traz informações muito valiosas que podem passar despercebidas em outras metodologias de exame. A técnica permite estudar a atividade e o funcionamento dos sistemas cognitivos cerebrais por meio da exploração das capacidades humanas superiores.


A Coleção Anele 1, 2, 3, 4 e 5 são cincos instrumentos de avaliação que auxiliam o profissional na investigação das dimensões da leitura no desenvolvimento infantil. São testes breves, interdisciplinar e de fácil aplicação, que podem ser utilizados em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, escola ou em demais situações em que seja preciso avaliar a ‘compreensão’ de leitura em crianças.


O NEUPSILIN-INFANTIL tem como objetivo identificar e caracterizar o perfil de funcionamento de processos neuropsicológicos visando a descrição cognitiva associada a diagnósticos em transtornos do neurodesenvolvimento, em geral, e da aprendizagem, em particular. Sua aplicação é para crianças do primeiro ao sexto ano escolar do Ensino Fundamental (considerando anos de estudo formal), com idades entre 6 e 12 anos e 11 meses. Permitindo aos profissionais dimensionarem não só a avaliação e o diagnóstico, mas também o prognóstico e o delineamento terapêutico.


NEUPSILIM – ADULTO É uma ferramenta clínica que se propõe a descrever de forma compreensiva o desenvolvimento neuropsicológico ao longo do ciclo vital, da adolescência ao envelhecimento (com idade entre 12 e 90 anos) tanto neurologicamente saudáveis quanto portadoras de quadros neurológicos (ou neuropsiquiátricos) adquiridos ou de desenvolvimento.
Facilitadora e coautora: Jerusa Fumagalli de Salles - Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da UFRGS, foi coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog) e do curso de especialização em Neuropsicologia, UFRGS. Fundadora da equipe do Ambulatório de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.